domingo, 11 de julho de 2010

Love/Forever Changes


Arruaceiros, mau trapilhos cheios de idéias e tempo livre. Um deles me lembrou Arthur Lee, mentor da banda californiana Love, após algumas gotas de ácido dentro de uma espécie de um enorme museu munidos de violões e, claro, tentando impressionar uma garota. Em um momento pareceu-me que eles entravam uns dentro dos outros com os instrumentos e tudo e lembrando a capa do terceiro disco e trilha sonora de meu sonho, o espetacular Forever Changes (1967).
Acordei imaginando ter acabado de sonhar com o que seria a concepção da banda Love, apesar que há alguns bons meses não escutava esse álbum. No entanto, foi pra mim um disco marco tendo adquirido há doze anos atrás quando curioso e sem mal ter ouvido falar na banda. Na época, só sabia que o Love tinha sido grande nos 60's, era a banda preferida de Jim Morrison e ajudou os Doors a conseguir um contrato com sua gravadora, a Elektra Records. Detalhe, o anti-hippie Arthur Lee era um dos poucos negros a liderar uma banda de rock na época, era considerado uma espécie de visionário de temperamento difícil e admirado pelos maiores daquela cena, caras como Syd Barrett e Jimi Hendrix.
Arthur Lee morreu em 2006, mas não sem antes reformular a banda e partir para uma turnê tocando o Forever Changes na integra com clássicos como “The Red Telephone” ou “Maybe the Peaple Would be the Times or...”.


Tudo parece se encaixar no disco, jazz, música caribenha e clássica, lindos arranjos de cordas e metais balanceando o peso com guitarras fuzz e a bela voz de Arthur Lee. O que se ouve é um trabalho bem à frente de sua época, basta escutar as outras grandes bandas da época como o Who, Kink's, Stones ou Doors.
Uma boa trip de ácido ou alucinação de heroína, não importa, o disco ocupa o 40th lugar na lista dos 500 álbuns da Rolling Stones de todos os tempos o que também não significa muito já que a banda nunca chegou ao mainstream e eu tampouco tinha essa informação quando escutei.
Não me lembro de nenhum outro sonho com trilha sonora.

  Arthur Lee solo, mais peso e blues, Vindicator 1972

Discografia

- Álbuns de estúdio
1966: Love /1967: Da Capo /1967: Forever Changes /1969: Four Sail  /1969: Out Here /1970: False Start
1975: Reel to Real - Ao vivo1980: Love Live 1982: Studio / Live
2003: The Forever Changes Concert

- Coletâneas
1995: Love Story 1966-1972
2003: The Best of Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário