segunda-feira, 12 de julho de 2010

Anti-Herói Americano

 Harvey Pekar (1939 - 2010)

O quadrinista norte-americano Harvey Pekar, autor de "Anti-Herói Americano", morreu aos 70 anos nesta segunda-feira (12) nos Estados Unidos. Pekar foi encontrado morto por sua mulher, Joyce Brabner, na madrugada de hoje na casa do casal, em Cleveland Heights, Ohio, informou o portal "Cleveland.com".
Pekar e sua mulher escreveram "Our Cancer Year" (Nosso Ano do Câncer, em tradução livre), após o quadrinista ser diagnosticado com câncer linfático em 1990.
Filho de imigrantes poloneses nascido no dia 8 de outubro de 1939, o roteirista tornou-se bastante popular quando sua série de HQ, publicada inicialmente em 1976, foi adaptada para o cinema em 2003, com Paul Giamatti no papel de Pekar. O trabalho, inclusive, conquistou o Grande Prêmio do Júri de drama no Festival de Sundance.Vencedor do prestigiado prêmio literário American Book Award em 1987, "Anti-Herói Americano" mostra um retrato do autor, seu pessimismo crônico e cômico, sua relação com amigos, com sua mulher e sua rotina como arquivista de hospital e colecionador de discos de vinil.
Pekar fazia as histórias e as entregava a amigos desenhistas como Robert Crumb, que colaborou com os quadrinhos do autor e é fã declarado de seu trabalho.
No Brasil, parte de sua obra pode ser lida na edição "Bob & Harv - Dois Anti-Heróis Americanos", parceria com Robert Crumb, lançado pela editora Conrad. 

fonte: http://entretenimento.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário