domingo, 14 de março de 2010

O Povo do abismo - Lição a bunda-molisse jornalística atual

Sobre "as classes mais necessitadas e carentes" o senhor Pigou disse:
Seja por falta de força física, inteligência, fibra, ou de uma conjunção dessas três coisas, elas são formadas por trabalhadores ineficiêntes, indolentes e consequentemente incapazes de se sustentar... Em geral são tão prejudicados intelectualmente que se mostram incapazes de distinguir a mão esquerda da direita ou de reconhecer os números de suas próprias casas; os corpos são fracos e sem energia, os afetos são pervertidos e raramente sabem o que significa a vida em família.
Trecho do espetacular "O Povo do Abismona" na tradução de Maria Sílvia Betti

O Povo do Abismo é um relato onde Jack London mergulha no submundo social dos excluídos e dos miseráveis da Londres do começo do século XX, centro do mais poderoso império da época, traçando um retrato de forte impacto ainda nos dias de hoje. O fato curioso e que ilustra o livro onde o próprio London tranforma-se em um dos milhares de desabrigados e desempregados da East End Londrina, repreendido por seus cologas de intelectuais da classe alta, vive na própria carne a dura vida dos excluídos.

Jack London em 1902, vestido como um dos moradores da East End londrino para realizar a reportagem que deu origem a O Povo do Abismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário