domingo, 14 de março de 2010

Fun House - The Stooges


Os Stooges, banda original da industrial Detroit como o MC5, Funkadelic e outros influentes bandas, estréiam com álbum auto-intitulado e de produção de John Cale (Velvet Underground) em 1969. Este trazia o som característico dos anos 60, porém mais pesado, primitivo e garageiro. Mas foi com o injustiçado Fun House em 1970,  nascido da visão apocalíptica de Iggy Pop, o sujeito mais insano que já havia subido num palco, e os irmãos Asheton que a banda leva sua sonoridade ao limite. O álbum tenta captar a sonoridade das apresentações e performances viscerais  da banda.
  
Os Stooges eram uma ameaça não só para os caretas, mas também para os membros da contra-cultura e os hippies da costa Oeste. Aquela visão sonora particular, definitivamente não agradava nos idos de 1970. Pouco tempo depois, eles estavam literalmente na merda: sem grana, sem teto, odiados por todos na indústria fonográfica e viciados.

 Lançado em agosto de 1970, Fun House vendeu pouco, mas o reconhecimento por completo só começaria a aparecer em 1977 quando o álbum foi usado como cartilha pelo movimento punk britânico e hoje é um dos discos mais cultuado do rock. Reza a lenda que, na época, o álbum podia ser encontrado no balaio de um dolár nas lojas de discos e conveniências, bem como o disco seguinte.




 Iggy tinha o hábito de provocar a platéia que respondia lançando garrafas. Desta forma Pop se deliciava rolando nos cacos sob o palco







Free-jazz, groove, ódio, urros, niilismo, sangue jorrando e rock 'n' roll. Delírio, surreal, atemporal. Isso é Stooges, isso é Fun house!

Nenhum comentário:

Postar um comentário