quinta-feira, 25 de março de 2010

Grigory Perelman esnoba prêmio máximo de matemática


Mesmo sendo já tarde da noite pós-trabalho regular, juntei poeira de força para escrever este artigo quando tomei conhecimento de um figura chamado Grigory Perelman, 40 anos então do Instituto Steklov de Matemática Russa de São Petersburgo.
Estudei eletrecidade/eletrônica por cerca de dois anos (mais de três entre técnico e profissionalizante) portanto, além de alguns componentes, princípios físicos e até químicos destes componentes o que resta é pura matemática. Sendo assim o feito do senhor Perelman não poderia passar despercebido por este que foi obrigado a engolir, sem água, a tal da matemática que por sinal, hoje vejo com outros olhos. Grigory Perelman é indicado como o possível ganhador da maior honra do mundo da matemática - a Fields Medal. Ele resolveu um problema matemático proposto simplesmente há um século por Henri Poincaré, considerado um entre os sete mais importantes problemas matemáticos do milênio, e deverá embolsar um prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,1 milhões) do Clay Mathematics Institut, em Massachussets, nos Estados Unidos. A chamada Conjectura Poincaré consiste em hiperanéis e hiperesferas existindo num espaço quadridimensional imaginário. Trocando em miúdos é o estudo daquilo que permanece constante quando um objeto é curvado, esticado ou pressionado.


Há informações de que Perelman largou a matemática em 2006 e vive um apartamento com a mãe em São Petersburgo. Pereman, tido como excêntrico e recluso, solucionou a conjectura em artigos publicados na internet nos anos de 2002 e 2003. Quando a solução foi confirmada Perelman recusou o prêmio afirmando que  era irrelevante para ele e o fato de a solução estar correta já seria reconhecimento suficiente.
Provavelmente seguro de sua genialidade, Grigory Perelman segue sua brilhante trajetória fora deste universo onde a matemática, para a maior parcela dos mortais, serve para quantificar lucros, dividendos ou dívidas e pouco importa se o apartamento do ilustre senhor Perelman é infestado de baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário